terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Viscosidade de líquidos


O atrito é um fenômeno sempre presente quando há corpos em contato e com movimento relativo. Embora atribuído, em princípio, a corpos sólidos, a observação mostra que algo de semelhante se dá também com os líquidos e os gases: aqui, tem outro nome e apresenta outras características, menos acentuadas que nos sólidos.Nos fluidos, o efeito de oposição ao movimento relativo recebe o nome de viscosidade, e sua existência é de grande importância no estudo do comportamento dos líquidos. É pelo uso de líquidos de viscosidade conveniente que se reduz a um mínimo o atrito entre duas peças de uma máquina, por exemplo.
(Baixa viscosidade - alta viscosidade)



Os líquidos, assim como os gases, são considerados fluidos, isto é, "que podem fluir". Uma de suas principais características é não possuírem formas próprias (como acontece com os sólidos), tendendo sempre a assumir a forma do recipiente que os contém.Um líquido ideal não oferece qualquer resistência a uma eventual mudança de forma. Nos líquidos reais, entretanto a situação é outra. A viscosidade, inexistente no líquido ideal, esta presente em qualquer líquido real. E, devido a essa viscosidade, em qualquer líquido real existe uma certa resistência às mudanças de forma e ao movimento de qualquer porção do líquido.





Seja, por exemplo, uma certa porção de líquido contida em um recipiente. Sobre ele bóia um corpo plano cuja superfície inferior é lisa. Aplicando-se uma força F ao corpo, este se desloca na direção e sentido da força, arrastando consigo a camada de água que está imediatamente abaixo. Essa primeira "lâmina" exerce uma tração análoga sobre a "lâmina" seguinte e assim sucessivamente. Entre as várias camadas líquidas, instaura-se uma força tangencial, de direção e sentido oposto a F; cujo efeito é dificultar o movimento do corpo; quase, pois, como um "atrito".





Movimento lamelar e turbulento. Quando um líquido se desloca ao longo de um conduto, seu comportamento depende do tipo de regime de movimento. O caso mais simples é o que se refere ao regime lamelar, caracterizado pelo fato de que a velocidade, a vazão e a pressão, para todos os pontos do conduto, não dependem do tempo.Em tais condições, as moléculas do líquido percorrem trajetórias regulares: o caminho de uma molécula é exatamente aquele da molécula que a precedeu - e será o caminho da molécula posterior.O regime turbulento é caracterizado pelo escoamento violento e irregular. Um exemplo é o deslocamento de um barco de corrida, em alta velocidade.
(Lamelar)
(Turbulento)









Os óleos lubrificantes. É preciso a interpretação correta na lubrificação entre partes móveis em contato que ocorre nos motores de combustão interna (a gasolina e diesel): a camada de óleo lubrificante interpõe-se entre as peças a fim de evitar o contato direto entre estas, o que causaria um atrito excessivo que geraria temperaturas elevadas. Embora evite esse problema, o óleo causa atrito pois é arrastado e se aquece, embora o sistema de arrefecimento dos motores seja dimensionado para dissipar o calor. É interessante notar-se que a viscosidade do óleo diminui com o aumento da temperatura.






fonte:http://www.seed.slb.com/pt/scictr/lab/viscosity/

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