quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

viscosidade de liquidos ||




Líquidos diferentes possuem propriedades diferentes. Uma dessas propriedades é a viscosidade, a resistência do líquido ao escoamento. Água, leite e suco de frutas são comparativamente finos e fluem com mais faclidade que líquidos mais espessos e viscosos, como mel, xarope de milho, xampu ou sabonete líquido.
A viscosidade é uma propriedade importante dos fluidos de perfuração. Um fluido mais viscoso possui maior capacidade de suspender os resíduos da perfuração até a superfície. Todavia, é necessário uma maior pressão para o bombeamento de fluidos muito viscosos, resultando em desgaste adicional no equipamento de perfuração. Os fluidos viscosos também são mais difíceis de separar dos resíduos de perfuração.
Uma maneira de se testar a viscosidade de um líquido é observando o tempo gasto por um objeto afundando nele. Pode-se também comparar os níveis de viscosidade confrontando-se os tempos que os objetos levam para afundar nos diferentes líquidos.






Ferramentas e Materiais
Água
Óleo infantil (ou qualquer outro óleo suave fácil de se obter)
xampu colorido claro ou suave
Frasco de plástico transparente com capacidade para 444 ml ou um pouco maior, com tampa que feche firmemente
uma caixinha de filme de 35mm ou um objeto pequeno similar
Um cronômetro com precisão para décimos ou centésimos de segundo
Bola de gude pequena o suficiente para passar pela boca do frasco
Caneta com tinta permanente, para marcação
Óculos de proteção
Uma tabela como a mostrada a seguir para registrar os resultados

O Que Fazer:
1. Na lateral do frasco, cerca de 3 cm a partir de cada extremidade, desenhe duas linhas com uma caneta marca-texto.
2. Insira uma bola degude no frasco, preencha o frasco com água até a boca e feche-o firmemente.
3. Inverta o frasco e observe a bolinha descendo pela água. (ela desce bem rápido.)
4. Com o cronômetro, tente medir o tempo que leva para que a bola de gude desça de uma linha à outra no frasco, à medida que você o inverte. (Isso é quase impossível de se fazer, porque a bola desce muito rapidamente. A água não possui muita viscosidade.)
5. Vamos tentar uma outra técnica. Coloque o frasco deitado de lado com a tampa sobre uma caixinha de filme ou outro objeto parecido. Isto cria uma rampa suave para a rolagem da bola de gude. Se a rampa não for muito íngreme, a bola irá rolar através da água devagar o suficiente para você medir o seu tempo.
6. Levante o fundo do frasco de forma que a bolinha role até a extremidade da tampa.
7. Posicione o fundo do frasco de volta para baixo rápido mas suavemente. Utilize o cronômetro para medir o tempo que a bola de gude percorre de uma linha à outra no frasco.
8. Registre o tempo gasto na coluna de Água da tabela de dados oposta do teste 1.
9. Repita quatro vezes mais e calcule o tempo médio para a água.
10. Subsititua a água no frasco por óleo infantil. (Ou, derrame óleo infantil em um frasco idêntico com marcas nos mesmos lugares.) Introduza a bola de gude e feche firmemente a tampa. Repita os passos de 5 a 9 para obter os resultados do óleo infantil.






















Sem comentários: